Seja bem-vindo ao Radical Livre

Pegue seu café, tome poesia, divague em futilidades e não esqueça de deixar seu comentário.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Da Inércia Ao Movimento Pela Vida

Quem nunca ficou intrigado ao tocar em uma folha e ela se mover? Afinal os maiores representantes desses seres são estáticos e com hábitos muito característicos, dentre eles a capacidade de não se movimentar – o que para alguns políticos do Amapá é como uma dádiva-. O vegetal conhecido como Maria Fecha À Porta (Mimosa pudica) sofre uma considerada alteração na estrutura folicular com o toque mecânico.

Quando estimulada, ela reage fechando as folhas na base por um processo de osmose provocada pela diminuição da pressão de turgenscência a partir da liberação de íons K+, seguida de efluxo de água nas células da base da folha. Ou seja, ocorre o murchamento das células basal provocando repentina curvatura para proteger sua estrutura física, proteger sua vida.
Certamente essa plantinha trás nostalgia dos momentos da infância em que se corria na rua, tomava banho na chuva, brigava e se apaziguava instantaneamente. Vida de sonhos e anseios! E a pergunta é: onde esses sonhos foram parar? Quando foi que nos tornamos tão pacientes e estáticos, praticamente inertes às questões sociais tão urgentes e que por hora mostram-se tão desprezadas?
Se até as plantas são capazes de se adaptar ao meio como mecanismo de proteção, o que nós, seres detentores de inteligência, somos capazes de fazer para promover à vida? Nos calarmos? Ficarmos inertes? Parados? Acho digno irmos à luta.

"Tento me concentrar numa daquelas sensações antigas
como alegria, fé ou esperança.
Mas só fico aqui parado,
Sem sentir nada, sem pedir nada, sem querer nada"
(Caio Fernando de Abre)

2 comentários:

  1. Oi Alex!
    Eu adorei o layout do blog, imagens intrigantes. A ciência e a poesia camufladas nelas, mistura perfeita, inevitavelmente teu blog nos provoca a fazer uma, duas, três leituras do mesmo post, olhar curioso de porquês que nos acompanham a tanto tempo e o olhar poético, livre, aberto...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. f=m.a (fazemos merda alguma)

    Meu próximo voto vai para as flores e para as crianças.

    ResponderExcluir